"O Rei Poeta"


D. Dinis Sexto rei de Portugal, filho de D. Afonso III e de D. Beatriz de Castela, nasceu a 9 de outubro de 1261 e faleceu em 1325. Foi aclamado rei em Lisboa, em 1279, tendo governado durante 46 anos. Dom Dinis ficou conhecido como "O Rei Poeta" devido à sua paixão pela poesia. Ele escreveu várias obras poéticas, incluindo cantigas de amor e de amigo, que são consideradas importantes exemplos da poesia trovadoresca medieval portuguesa. 

Ao assinar o "Scientiae thesaurus", D. Dinis criava a Universidade mais antiga do País e das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estado Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Começa a funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537, por ordem do Rei D. João III, após um período de migração entre duas cidades. É no Paço Real da Alcáçova, mais tarde Paço das Escolas, que se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra - Teologia, Cânones, Leis e Medicina.

Inicialmente confinada ao Palácio Real, à Universidade foi-se estendendo por Coimbra, modificando-lhe a paisagem, tornando-a na cidade universitária, alargada no século XX com a criação do Polo II, dedicado às engenharias e tecnologias, e já neste século com um terceiro Polo, na área das ciências da saúde. fonte: UC

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora